Cheonjiwang


O  CHEONJIWANG BONPURI ...
REI DOS CÉUS E DOS DEUSES 
Coreano: 풀이 본 풀이 

"CRÔNICAS DE CHEONJIWANG"
É UM MITO DA CRIAÇÃO COREANO, 
TRADICIONALMENTE RECONTADO 
PELOS XAMÃS NO JEJUDO. 

 É um dos mitos de criação mais conhecidos na península coreana e muitos elementos-chave do Cheonjiwang Bonpuri podem ser encontrados nos mitos da criação do continente.

Apesar de seu título, a divindade suprema Cheonjiwang (coreano: 천지왕), cujo nome significa "Rei dos Céus e da Terra", serve principalmente como um personagem secundário. Os protagonistas do mito são os dois filhos de Cheonjiwang, Daebyeol e Sobyeol.

CRIAÇÃO DOS IMPERADORES DO GALO...

O mito começa com a criação do mundo, quando o céu e a terra eram um (este conceito pode ser encontrado na maioria dos outros mitos da criação; como Chaos e Ginnungagap). Como não havia céu nem terra, como resultado, havia apenas um vazio. No entanto, um dia, uma lacuna se formou no vazio.

Tudo o que era mais leve
que a abertura se elevou e formou o céu.
Tudo o que era mais pesado do que a lacuna
 caiu para se tornar a terra. 

Do céu caiu uma gota azul clara de orvalho , e da terra subiu uma gota preta escura de orvalho. Quando essas duas gotas se misturaram, tudo o que existia, exceto o sol, a lua e as estrelas, veio a existir. Dessas duas gotas vieram os humanos e até os deuses. 

O líder dos deuses, Cheonjiwang, acordou com o grito dos três galos; o Imperador Galo do Céu (Coreano:천황닭), o Imperador Galo da Terra (Coreano: 지황 닭), e o Imperador Galo dos Humanos (Coreano:인황닭). Segundo alguns estudiosos, o grito dos galos significa tempo. 

Cheonjiwang sabia que os três galos estavam cantando porque não havia sol. Para apaziguar os galos, Cheonjiwang produziu dois sóis e duas luas , e fez os dois sóis subirem e descerem todos os dias e as duas luas subirem e descerem todas as noites.

A ARRÔGANCIA DE SUMYEONG JANGJA  ..... 

Enquanto isso, o rei do mundo humano mortal (Iseung, "This World") era Sumyeong Jangja, o primeiro ser humano a domar as feras. Ele dominou os humanos com seus nove cavalos , nove touros e nove sabujos , tirando a maior parte da colheita e deixando apenas o suficiente para evitar a fome. Sumyeong Jangja, montado em sua carruagem puxada por seus cavalos e cercado por seus cães ferozes, era invencível. Um dia, Sumyeong Jangja gritou "Quem ousa me subjugar?", Olhando para o céu.

Seu orgulho chegou aos ouvidos de Cheonjiwang. O deus enfurecido invadiu o reino de Sumyeong Jangja. Ele montou em sua própria carruagem de ouro puxada por seus cinco dragões. 

Ele ordenou que seus tenentes, as divindades, Byeorak Jangun (coreano: 장군 장군, general Thunder), Hwadeok Jingun (Coreano: 화덕 진군 e Pungu Dosa (coreano: 도사 도사, mestre do vento e da chuva) o acompanhassem ao reino de Sumyeong Jangja. Os próprios três generais lideraram um exército de 10.000 soldados.

Quando o exército de Cheonjiwang alcançou o palácio de Sumyeong Jangja, Ele subiu um salgueiro perto do palácio e gritou: "Tolo humano, ajoelhe-se diante de mim!"

Sumyeong Jangja enviou todos os seus cavalos, touros e cães para o Cheonjiwang, mas com um aceno de mãos, todos os animais subitamente se viram no topo do palácio de Sumyeong Jangja. Com outro aceno de suas mãos, as panelas de ferro da cozinha de Sumyeong Jangja se lançaram no jardim de Sumyeong Jangja.

Sumyeong Jangja lutou ferozmente contra os soldados do céu, mas ele foi finalmente forçado a se ajoelhar diante dele. Ele colocou um anel de ferro na cabeça de Sumyeong Jangja (como em Journey to the West ) e Sumyeong Jangja experimentou uma dor extrema como se sua cabeça estivesse explodindo. 

O que quer que ele tenha feito, o anel de ferro não saiu da cabeça de Sumyeong Jangja. Finalmente, em desespero, Sumyeong Jangja ordenou a um escravo que aliviasse sua dor ao decapitá- lo. O surpreso Cheonjiwang murmurou "Incrível" e tirou o anel de ferro da cabeça de Sumyeong Jangja. Ele então continuou seu caminho.

AS MAÇÃS DOS GÊMEOS... 

Cheonjiwang não voltou para o Céu imediatamente, mas passou a noite na cabana da avó Baekju. O deus de orelhas brilhantes ouviu alguém escovar os cabelos com um pente de jade no quarto ao lado e perguntou a vovó Baekju quem ela era. Ela respondeu que era sua única filha, Chongmyeong Agi. (Coreano: 아기 아기, Miss Chongmyeong). Chongmyeong era mais justo que o Seonnyeo [Eastern Heavenly Ladies]. Cheonjiwang perguntou a Chongmyeong e a avó Baekju se ele poderia ter relações sexuais com ela e ambos concordaram. Assim, naquela noite, Chongmyeong Agi tornou-se Chongmyeong Buin (coreano: Sra. Chongmyeong ).

Cheonjiwang ficou com sua nova esposa por quatro dias, depois saiu. Ele deu a Chongmyeong duas sementes de cuia e aconselhou-a a nomear seus filhos Daebyeol (coreano: 대별 ) e Sobyeol ( coreano: 소별 ). Cheonjiwang então voou para longe em sua carruagem de ouro, conduzida por um dragão.

Chongmyeong deu à luz dois gêmeos idênticos que ela chamou de Daebyeol e Sobyeol, como o Cheonijwang havia pedido. Um dia, quando os gêmeos amadureceram, perguntaram à mãe: "Quem é o nosso pai?" (uma criança abandonada pelos pais é um dos temas mais comuns na mitologia coreana) Chongmyeong respondeu que seu pai era Cheonjiwang.

Os gêmeos plantaram as duas sementes de abóbora. Videiras de cabaça brotaram instantaneamente das sementes, e as videiras finalmente agarraram o braço esquerdo do trono de Cheonjiwang. Subiram as videiras até chegarem ao Palácio dos Céus, a morada de Cheonjiwang. Mas por causa do peso combinado dos dois irmãos, o braço esquerdo do trono de Cheonjiwang havia sido quebrado. A partir daquele dia, todos os tronos não tinham braço esquerdo.

Quando Cheonjiwang encontrou seus filhos, ele admitiu que eram seus filhos depois de dar uma olhada neles. Cheonjiwang informou-lhes que achava difícil governar os céus, a terra, o mundo mortal e o mundo dos mortos (Jeoseung) ao mesmo tempo, e disse aos gêmeos que tentassem uma disputa entre eles para ajudá-lo.

O primeiro concurso foi enigmas. Daebyeol iria pedir dois enigmas para seu irmão, que iria responder. Se Sobyeol deu as respostas certas, ele governaria o mundo mortal e seu irmão governaria o mundo inferior. No entanto, se Sobyeol deu as respostas erradas, seu irmão iria governar o mundo mortal e ele iria governar o mundo dos mortos.

A primeira pergunta de Daebyeol foi "Por que as folhas de algumas árvores caem, enquanto as folhas de outras árvores não?" Seu irmão respondeu que as folhas das árvores que estavam vazias caíam enquanto as folhas das árvores que estavam cheias não caíam. No entanto, Daebyeol deu um exemplo de uma árvore oca que não derramou suas folhas; o junco .

A próxima pergunta de Sobyeol foi se as plantas nas regiões altas ou nas regiões baixas cresceram melhor. Sobyeol respondeu que as plantas nas áreas baixas cresceram melhor. 

No entanto, Daebyeol refutou Sobyeol dizendo que o cabelo nas áreas altas (a cabeça) crescia melhor do que nas áreas baixas (os pés). Assim, Daebyeol venceu novamente e poderia governar o mundo mortal, mas Sobyeol, que não queria governar o submundo, implorou para ter uma nova competição. 

O  GENTIL DABEBYEOL CONCORDOU
 E CHEONJIWANG PENSOU 
EM UMA NOVA COMPETIÇÃO...

O próximo concurso foi o cultivo de flores por cem dias. Cem dias depois, a pessoa com a melhor flor governaria o mundo mortal, e a pessoa com a pior flor governaria o mundo inferior. 

Cheonjiwang... 
deu-lhes dois vasos de plantas e duas sementes
e deixou-os cultivar suas próprias flores.

Com o passar do tempo, o vencedor foi óbvio. A flor de Daebyeol estava cheia de vida enquanto a flor de Sobyeol secava. Mas na noite de noventa e nove, Sobyeol apenas fingiu ir dormir naquela noite e assim secretamente trocou as flores, plantando sua flor no pote de Daebyeol e plantando a flor de Daebyeol em sua própria panela. No dia seguinte, Sobyeol orgulhosamente gritou que ele era o vencedor. Assim, Daebyeol foi forçado a governar o mundo dos mortos, e Sobyeol foi para governar o mundo mortal.

ERRANDO ERROS... 

A primeira coisa que Sobyeol fez quando veio para o mundo dos mortais foi matar Sumyeong Jangja. Sobyeol derrotou todos os animais de Sumyeong Jangja e o capturou pessoalmente, forçando Sumyeong Jangja a se ajoelhar diante de si mesmo.

Sobyeol ordenou a seus soldados para rasgar Sumyeong Jangja além em quatro pedaços, e para lançar sua carne e ossos para o ar. O cadáver de Sumyeong Jangja se transformou em enxames de moscas, mosquitos e percevejos que ainda assolam o mundo mortal.

Sobyeol exterminou os filhos de Sumyeong Jangja também. A filha de Sumyeong Jangja se transformou em um gorgulho de feijão, e seu filho se transformou em uma pipa. Finalmente, Sobyeol incendiou o palácio de Sumyeong Jangja.

Mas após a execução de Sumyeong Jangja e sua família, Sobyeol ficou chocado com o estado caótico do mundo mortal. Grama , árvores, peixes, pássaros, bestas e seres humanos, todos tinham o poder da fala, tornando o mundo mortal extremamente alto. 

Os humanos não podiam conversar uns com os outros, porque sempre que um humano tentava falar com outra pessoa, não era um companheiro humano, mas um gwisin (fantasma) que respondia. Além disso, havia dois sóis e duas luas no céu. 

Todos os dias, muitas pessoas queimavam e todas as noites muitas pessoas congelavam até a morte. Finalmente, os humanos eram extremamente agressivos, promíscuos e injusta e eram grandes mentirosos e trapaceiros.

Sobyeol implorou a seu irmão, Daebyeol, para livrar o mundo mortal desse caos, e os gêmeos se dirigiram para o reino de Sobyeol. Daebyeol preparou o Cheongeunsal, suas duas flechas e cinco sacos de pó de pinheiro.

Cada um dos Cheongeunsal pesava 600 quilos e era feito exclusivamente de ferro. Com o primeiro Cheongeunsal, Daebyeol abateu um dos dois sóis. Os restos do sol destruído se tornaram as estrelas do céu do leste.

Na noite seguinte, Daebyeol abateu uma das duas luas. Os restos da lua destruída se tornaram as estrelas do céu do oeste. Só a partir de então houve um sol, uma lua e inúmeras estrelas no céu.

Daebyeol então pulverizou seus sacos de pó de pinheiro sobre o mundo. Sempre que o pó de pinheiro tocava a grama, a árvore, o peixe, o pássaro ou o animal, tornava essas plantas e animais incapazes de falar. 

Finalmente, Daebyeol resolveu os fantasmas e os humanos. Os seres mais leves se tornaram fantasmas e os seres mais pesados ​​se tornaram humanos. Daebyeol então retornou ao submundo.

No entanto, Sobyeol esqueceu de contar a Daebyeol sobre os hábitos caóticos dos humanos. Assim, os humanos continuaram agressivos, promíscuos e injustos, e ainda eram mentirosos e trapaceiros, e Sobyeol não pôde evitar esse caos porque seu poder era menor que o de Daebyeol.

Enquanto isso, Chongmyeong recebeu o título de Bajiwang, a deusa da terra, e assim os quatro reinos dos céus, o mundo mortal, o submundo e a terra passaram a ter um governante.

COMPARAÇÃO COM OUTROS MITOS... 

O Cheonjiwang Bonpuri tem muitos temas integrais que são comuns na mitologia coreana do continente (o mito de Cheonjiwang Bonpuli é recontado apenas na grande ilha de Jeju).

No Changsega mito do Hamheung região, o criador, Mireuk , destrói cada um dos dois sóis e luas, e cria as estrelas com o sol destruído e lua. No entanto, não é mostrado como Mireuk destruiu o sol e a lua.

Também no Changsega, Mireuk e a divindade maligna Seokga tem três concursos para ganhar o mundo. A última competição também está crescendo flores; neste caso, flores de magnólia . Se a flor de magnólia crescesse em direção a Mireuk, Mireuk ganharia e vice-versa.

A flor cresceu em direção a Mireuk, mas Seokga quebrou o caule da planta e colocou em seu próprio colo. Olhando para o que Seokga tinha feito, Mireuk amaldiçoou tanto a magnólia quanto o mundo mortal, levando o mundo mortal a ser imperfeito e fazendo com que a magnólia morresse rapidamente. 

No mito Shirumal da região de Seul , os irmãos Seonmun e Humun destroem cada um dos dois sóis e luas. 

Finalmente, no mito Dosolsa, escrito no livro de história Samguk Yusa, o protagonista também destrói o sol e a lua.

Assim, acredita-se geralmente que o mito de Cheonjiwang Bonpuli é um ramo do mito ancestral da criação coreana, que mantinha temas como a destruição de cada um dos dois Sóis e uma competição de crescimento de flores entre divindades boas e más. Esses temas ainda estão representados em muitos mitos criacionistas coreanos, incluindo o Cheonjiwang Bonpuli .



 
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