MITOLOGIA COREANA



A MITOLOGIA COREANA (em coreano: 신화 신화 (韓國 神話)) são as histórias passadas de boca em boca ao longo de milhares de anos na Península da Coreia e apenas escritas em tempos históricos. 

 Essas histórias servem como mitos de criação sobre os mitos do mundo e da origem sobre a natureza ou o mundo social. Mitos coreanos são frequentemente localizados e dizem respeito a aldeias ou clãs específicos. 


Os primeiros mitos coreanos são anteriores às crenças budistas , confucionistas e taoistas e, em vez disso, estão enraizados no xamanismo coreano.  Os rituais que glorificam os deuses xamanistas são centrais para a recontagem dos mitos xamanistas coreanos.

Muitos antigos mitos xamanistas coreanos foram perdidos após a ascensão do confucionismo, que enfatizou o pragmatismo e o racionalismo. 

Apenas uma fração dos mitos coreanos que se acreditava existir nos tempos antigos foi finalmente documentada por estudiosos confucionistas e budistas, muitos dos quais modificaram as histórias para se adequarem aos seus próprios sistemas de crenças. 


INFLUÊNCIA DO XAMANISMO COREANO... 

O xamanismo coreano desempenhou um papel importante na criação de antigos mitos coreanos.  Os mitos xamanísticos são referidos como Musoksinhwa ( Hangul: 무속 신화) e são recitados como parte dos rituais destinados a proteger os seres humanos e a natureza.

 Um keungut (Hangul: 큰굿), que significa "grande ritual", é o arquétipo do ritual xamanístico coreano, e cada uma de suas doze partes inclui um bonpuri (Hangul: 본 풀이), que significa um mito sobre um deus. 

Os antigos coreanos acreditavam que cada objeto tinha uma alma e, como tal, os rituais xamanísticos incluíam adorar os espíritos e demônios que habitam objetos como montanhas e rios.

 Acredita-se que um xamã seja capaz de se comunicar com o mundo espiritual. Na mitologia coreana, diz-se que os primeiros líderes da Coreia têm qualidades xamânicas ou descendentes de xamãs. 

Dizem que Dangun, o fundador mitológico da Coreia, possui características xamanísticas e às vezes é retratado como um deus da montanha, também conhecido como Sanshin

O MAIOR NÚMERO DE MITOS XAMANÍSTICOS... 
VEM DA ILHA DE JEJU...
 E DA PROVÍNCIA DO SUL DE HAMGYEONG.



MITOS DA CRIAÇÃO...

Os mitos da criação explicam como o mundo começou e de onde as pessoas vieram. Eles normalmente incluem um primeiro homem ou primeira mulher que é responsável por criar o mundo. 

CHANGSEGA...

Changsega ( Hangul : 창세 가) é um mito da criação xamânica de Hamhung , na província de Hamgyong, na atual Coréia do Norte. 

A história explica como o céu e a terra foram separados por um deus gigante chamado Mireuk , que colocou uma coluna de cobre em cada canto da terra para sustentar o céu. Ele criou homens de cinco insetos de ouro e mulheres de cinco insetos de prata. 

A humanidade foi pacífica sob o governo de Mireuk, até que outro gigante chamado Seokga apareceu, e os dois competiram para governar o mundo humano. Seokga venceu, mas sua vitória foi injusta e é considerada, nesse mito, a fonte do mal e do pecado na humanidade. 

CHEONJIWANG BONPURI... 


Cheonjiwang Bonpuri (Hangul: 천지왕 본 풀이) é um mito de criação xamanista da Ilha de Jeju na atual Coreia do Sul . 

Conta a história de Cheonjiwang (o Rei Celestial), que desce dos céus para combater um homem rude chamado Sumyeongmangja, mas falha em sua missão. 

Enquanto na terra, Cheonjiwang se casa com Bakiwang, que dá à luz dois filhos, Daebyeolwang (o Grande Rei da Estrela) e Sobyeolwang (o Pequeno Rei da Estrela).

Eventualmente, Cheonjiwang tem seus filhos competindo para se tornarem governantes do mundo humano. Sobyeolwang vence e pune Sumyeongjangja, transformando-o em um inseto. 

EM ALGUMAS VERSÕES DA HISTÓRIA,
DAEBYEOLWANG TAMBÉM SE TORNA
O GOVERNANTE DO SUBMUNDO.

MAGOHALMI...

Magohalmi (Hangul: 마고 할미) é um mito da criação da região de Kwanbuk da província de North Hamgyeong, na atual Coréia do Norte, sobre uma deusa gigante chamada Avó Mago

Mago cria todas as formações geológicas na terra usando lama, pedras e sua própria urina e excrementos. Ao contrário dos mitos da criação sobre divindades masculinas, esse mito só era transmitido oralmente e não estava incluído em registros ou rituais formais. 


SIRUMAL...

Sirumal (Hangul:시루 말) é um mito da criação xamânica de Osan, província de Gyeonggi na atual Coreia do Sul. 

 A história é executada na frente
 de um navio ritual de barro chamado Siru . 

 Na história, Dangchilseong passa a noite com Lady Maehwa, que dá à luz dois filhos, Seonmun e Human, depois que Dangchilseong sai. 

Os meninos são provocados na escola por não terem pai, mas aprendem sobre o pai e sobem ao céu para encontrá-lo. Ele então dá a Seomun o reino de Daehanguk e Humano o reino de Sohanguk


MITOS FUNDADORES ... 

Geonguksinhwa ( Hangul : 건국 신화) são mitos que explicam a fundação de uma nação. Os antigos mitos fundadores da Coreia costumam incluir uma história sobre a união de um pai celeste e uma mãe terra. 

Os mitos fundadores medievais da Coreia estabeleceram que os governantes coreanos tinham linhagem divina, mas não eram divindades.

DANGUN...

Dangun Wanggeom (Hangul: 단군왕검) é o fundador do Gojoseon, o primeiro reino da Coréia. Acredita-se que ele fundou Gojoseon em 2333 aC. A história de Dangun foi registrada em dois documentos do século 13 dC, o Samgungnyusa e o Jewang Ungi.

O avô de Dangun, Hwan-in, era o "Senhor do Céu", enquanto seu pai, Hwan-ung, desceu à terra e fundou uma sociedade na península coreana.

Em algumas versões do mito, sua sociedade está localizada no Monte Taebaeksan , e em outras versões está localizada no Monte Paektu . 

Quando um urso e um tigre chegaram a Hwan-ung pedindo para serem feitos humanos, ele deu a cada um deles um pacote de comida sagrada para comer e disse-lhes para ficarem em uma caverna por 100 dias, após os quais eles se tornariam humanos. 

Enquanto o tigre desistiu, o urso seguiu as instruções de Hwang-ung e foi transformado em uma mulher humana chamada Ungnyeo

Ungnyeo acasalou com Hwang-ung e deu à luz Dangun. Dangun governou Gojoseon por 1.500 anos antes de se tornar um deus da montanha chamado sansin.

MITOS DA INUNDAÇÃO
Namu Doryeong 

Namu Doryeong (Hangul: 나무 도령) é um mito sobre o filho de um espírito da árvore da guarda. O filho, Namu Doryeong, sobreviveu a uma inundação flutuando na árvore. 

Ele primeiro salvou uma colônia de formigas do dilúvio, depois um enxame de mosquitos, até que salvou todos os animais do mundo. Namu Doryeong finalmente salvou um jovem humano, apesar do conselho da árvore contra ele.

Após o dilúvio, Namu Doryeong conheceu uma mulher mais velha e suas duas filhas no Monte. Baekdu, onde estavam a salvo do dilúvio. 

A mulher disse a Namu Doryeong se ele vencesse uma competição, ele poderia ter a mão de sua filha em casamento. Namu Doryeong ganhou o concurso com a ajuda de um enxame de formigas, que acabaram sendo as próprias formigas que Namu Doryeong salvou durante a enchente. Namu Doryeong e o menino humano se casaram com as duas filhas e formaram a próxima raça de humanos. 


MITO PÓS-MUNDO...
Chasa Bonpuri

Chasa Bonpuri ( Hangul : 차 사본 풀이) é um mito do submundo da Ilha de Jeju. O herói Gangrim Doryeong é ordenado a capturar Yeomra, o Rei do Submundo, por seu rei (Kimchiwonnim), a fim de descobrir a razão da misteriosa morte dos três filhos de Gwayanggaxi

Com a ajuda de Munsin, o deus da porta e Jowangsin, o deus da cozinha, Gangrim Doryeong captura Yeomra.

Depois de testar a sabedoria de Gangrim Doryeong, Yeomra diz a Kimchiwonnim que as misteriosas mortes são porque os três filhos são na verdade os três príncipes de Beomul, que foram assassinados por Gwayanggaxi

Eles escolheram renascer como filhos de Gwayanggaxi para se vingar de seus assassinos. Gangrim Doryeong tornou-se o deus da morte, que colhe almas mortas e as traz para o submundo. 

MITO DE BARIGONGJU...

Barigongju ou Baridegi (Hangul: 바리 공주) é um mito xamanista sobre a Princesa Abandonada. Na história, os pais da princesa a abandonam porque não podem ter um filho, e ela é a sétima filha deles. 

Anos depois, os pais da princesa adoeceram e ela viajou para o submundo para encontrar o elixir da vida. Com isso, ela revive seus pais e se torna uma deusa que guia as almas dos mortos da terra para o céu. 


MITOS DA DOENÇA... 
DO NASCIMENTO E DA INFÂNCIA...
Samsin Halmoni

Samsin Halmoni (Hangul: 삼신 할머니) é um mito xamanista sobre a tríplice deusa do nascimento.

Depois de ser seduzida por um monge , seus irmãos ameaçaram matá-la por trazer desonra à sua família. 

Ela se escondeu em uma caverna, onde ela deu à luz e depois foi libertada por sua mãe, uma xamã do céu. 

SONNIMGUT...

Sonnimgut é um mito sobre os 53 deuses da varíola , chamado Sonnimne, que viveu na China. No entanto, o Sonnimne queria viver na Coréia, então a bela deusa Gaxi Sonnim, liderou três dos Sonnimne lá. No entanto, eles não podiam cruzar o rio Yalu . 

Um dia, um barqueiro disse que os três deuses poderiam cruzar o Yalu em seu barco se Gaxi Sonnim fizesse amor com ele. Gaxi Sonnim cortou a cabeça do barqueiro com um punhal e depois deu a varíola aos sete filhos do barqueiro, matando os seis mais velhos. O sétimo filho sobreviveu, embora estivesse incapacitado. Depois cruzaram o Yalu no barco do barqueiro.

QUANDO OS DEUSES CHEGARAM A SEUL,
 ELES TENTARAM DORMIR NA CASA DO RICO
KIM JANGJA, MAS FORAM RECUSADOS

Em vez disso, eles dormiram no barraco da velha, Nogo Halmi. Depois de abençoar a neta de Nogo Halmi com longevidade e boa sorte, o trio se dirigiu para a mansão de Kim Jangja.

Kim Jangja escondeu seu filho Cheolhyeon em uma alta montanha e queimou pimentas em todas as ruas porque dizia-se que a pimenta afastava o Sonnimne

O Sonnimne atacou Cheolhyeon, primeiro atraindo-o para fora da montanha e depois chicoteando-o. O Sonnimne perfurou as agulhas de prata nas juntas de Cheolhyeon e, finalmente, Kim Jangja prometeu fazer um sacrifício para o Sonnimne

Contudo, a promessa era falsa, e o enfurecido Sonnimne matou Cheolhyon e o tomou como o quinto quarto Sonnimne.

Quando os Sonnimne estavam voltando para a China, eles descobriram que Nogo Halmi morava na mansão de Kim Jangja com sua neta e genro, enquanto Kim Jangja vivia como um mendigo doente no barraco de Nogo Halmi

Quando Cheolhyeon gritou nesta situação, o Sonnimne deu a Kim Jangja algum dinheiro e curou sua doença. Cheolhyeon então se juntou ao Sonnimne. 

MITOS DA AGRICULTURA...
Segyeong Bonpuri 

Segyeong Bonpuri(Hangul: 세경 본 풀이) é um mito sobre Jacheongbi, a deusa da terra e do amor. "Ja-cheong" se traduz em "quer para si mesmo". 

Isso se refere à independência, autoconfiança e forte vontade de Jacheongbi de fazer o que for necessário para atingir um objetivo. No mito, Jacheongbi se disfarça de jovem para receber educação superior. 

Ela finalmente se apaixona por um de seus colegas chamado Mun, que é filho do Imperador do Céu. Embora ainda disfarçados, os dois dividem uma sala por três anos de estudo. 

Após o término do prazo, Jacheongbi decidiu confessar seus sentimentos ao jovem deus. Ele aceita seus sentimentos e eles se casam secretamente, no entanto, ele deve retornar ao Jardim dos Céus para se casar com outro. 

Para testar qual noiva seria melhor para seu filho, o pai faz a ambos um desafio: andar em facas em um incêndio. Jacheongbi, com sua força de vontade e determinação, completa a tarefa de seu amor inabalável por Mun

A outra noiva recusa-se fortemente e, em vez disso, morre de fome até que ela seja conhecida como o "Fantasma Faminto". Tornou-se uma tradição de casamento dar ofertas abaixo do altar em sua memória. 

Independentemente disso, o pai ordena a seu filho que passe metade do tempo com ele no Jardim dos Céus. Jacheongbi aceita isso sabendo que o marido vai voltar para ela. Infelizmente, Jacheongbi está errado quando seu marido, com o tempo, esquece-se dela e nunca mais volta. 

Tendo se cansado de esperar por ele, Jacheongbi sai em busca de Mun com seu servo Jeongsunam. Tendo caído para ela, o servo tenta estuprar Jacheongbi

Apesar de ser visto como frágil e delicado, Jacheongbi é muito forte e sábio e conseguiu matar o servo. Depois, Jacheongbi sente a necessidade de corrigir suas ações e quer trazer seu servo de volta à vida. 

Ela se disfarça de homem novamente e vai para o Jardim dos Céus, que tem flores para cada pessoa na Terra e cura para todas as doenças.

Embora disfarçado, Jacheongbi encanta o jardineiro a dizer-lhe que flor pode ser usada para trazer Jeongsunam de volta à vida e também curá-lo de seu desejo por mulheres. Enquanto no jardim, Jacheongbi se depara com os deuses que estão em disputa. 

Usando sua sabedoria e inteligência afiada, ela consegue encontrar uma solução para os argumentos entre os deuses e traz a paz. Por gratidão, o Imperador do Céu dá a Jacheongbi seu marido e 5 grãos para levar de volta à terra.

 Os grãos são painço de cevada, arroz, feijão, painço e rabo de raposa. Jacheongbi, em seguida, pergunta se ele poderia dar-lhe um grão que iria crescer mesmo nas condições mais severas. 

Apreciando sua compaixão pelo povo, o Imperador aprova seu pedido humilde e o presenteia com trigo sarraceno. Esta história é por que Jacheongbi é descrita como a deusa da terra e do amor.

Em última análise, Jacheongbi se torna Jungsegyeong, a Deusa da Agricultura Terrena; Mun se torna Sangsegyeong, o Deus Celestial da Agricultura; e o servo Jeongsunam se torna Hasegyeog, o Deus do Gado. 

MITOS DE GASIN...

GASIN SÃO DIVINDADES QUE PROTEGEM
CASAS, QUARTO E OBJETOS.

MUNJEON BOPURI...

Munjeon Bonpuri (Hangul: 문전 본 풀이) é um mito sobre a origem de Cheuksin, a deusa do banheiro. 

Na história Noiljadae (ou sua filha, em algumas versões), mata Yeosan Buin e tenta matar seus sete filhos. No entanto, Noiljadae comete suicídio quando seu plano é frustrado pelo sétimo filho, Nokdisaengin, e Yeosan Buin é trazido de volta à vida com flores Hwansaengkkot. Yeosan Buin se torna Jowangsin , a deusa da cozinha, lareira e fogo.

SEONGJU PULI...

Seongju Puli é um mito sobre o malvado mágico Sojinhang tenta reivindicar Teojushin, a deusa da terra. No entanto, Sojinhang é derrotado, e ele se transforma em um Jangseung , ou totem . Suas filhas se transformam em divindades chamadas Seonangsin.

SEONGJO PURI...

Seongjo Puri é um mito sobre Ansimguk de Seongjo, que abandona sua esposa, Gyehwa Buin. Como resultado, ele é abandonado em uma ilha deserta , onde vive por três anos como uma fera peluda.


OUTROS MITOS...

GUNUNG BONPURI...

Gunung Bonpuri, o gigante Wang Janggun, mata o Rei Dragão do Mar do Oeste com uma flecha a pedido do Rei Dragão do Mar do Leste . O Rei Dragão do Mar do Leste dá a mão da filha em casamento, e o gigante Wang Janggun e seus três filhos se tornam os Gunungshin, ou deuses da guerra.

IONG  BONPURI...
  DEIDADES...

Sansin 
Deuses da montanha.
Munsin 
Deus da porta.
Teojusin
Cheuksin
Jowangsin
Eopsin 
 Deusa do armazenamento e riqueza.
Yeomna 
 Deus da morte.
Sosamshin 
 Deusa do nascimento do gado.
Seonangsin
 Deusa das aldeias, limites e guerras.
Yongwang
Nulgupjisin
Dosumunjang 
 Deus Criador.
Cheonjiwang
Rei dos céus dos deuses.
Bagiwang
 Rainha da terra.
Daebyeol 
 Rei do Pós-mundo.
Sobyeol 
 Rei do mundo humano.
Hwadeok Jingun
 Deus do fogo.
Gangrim
 Líder dos Chasas.
Jibuwang - Afterworld
Deus que dá ordens ao chasa.
Danggeum
 Samsin.
Samseung Halmang 
 Samsin de Jejudo.
Jeoseung Halmang 
 Deusa que traz a morte para bebês.
Sambuljeseok 
 Três deuses do destino, filhos de Danggem.
Byeolsang -Baridegi  
Deuses Pox incluindo Sonnimnes e Eojeontto.
Hallakgungi  
Gameunjang
 Deusa do termo 'Jeonsang' que poderia ser
 referido como 'Fate' ou 'Former Life.'
Segyeongsin 
Oneuli 
 Deusa do Tempo
Honsuseongin 
Deuses que protegem 
as crianças das doenças.
Chilseongshin 
 deus dos setentros
Gungsang
 Deus do sol
Myeongwol
 Deusa da lua
Yeonggam 
 Deuses de Dokkaebi
Jijang 
Deusa do infortúnio
Bonhyangdang
 Guardiões da Aldeia, Gwenegitto, Baramun e Baekjo Agi 
são nomeados Bonhyangdangs
Samani 
 Deus do tempo 
Gunung 
 Deuses da guerra
Yeongdeung 
 Deusa do vento 
Bugeun  
Deus das relações sexuais 
Gamheung 
 Pai de todos os deuses 
Geollipsin 
 Deuses Begger 


OUTROS SERES MÍTICOS ...

Gwishin
Dragão Coreano
Chollima 
 Cavalo Alado
Kumiho 
 Raposa de nove caudas
Dokkaebi 
Espíritos maliciosos que aparecem à noite.
Dragões Imugi 
Menores.
Haetae 
 Leão com escamas e um chifre na cabeça.
Bulgasari
 Monstro devorador de ferro.
Samjoko 
 Pássaro de três pernas que representa o sol.
Bulgae 
 Feras de cães do reino das trevas
 que sempre perseguem o sol e a lua.
Inmyeonjo
 Uma criatura mítica com corpo de pássaro
 e cabeça de humano.
Samjokgu 
 Cão de três pernas que conduz 
as pessoas e distingue os kumihos .
Samdugumi
 Espírito de raposa monstruoso da Ilha de
 Jeju que tem três cabeças e nove caudas.

 
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