EOPSIN ...
( Hangul : H ; Hanja : 業 神 )
É A DEUSA DO ARMAZENAMENTO E RIQUEZA
NA MITOLOGIA COREANA E XAMANISMO.
Ela é uma das Gasinas, ou divindades que protegem a casa. No entanto, ao contrário de outros Gasin, que supostamente incorporam vasos, papel e outros objetos inanimados, Eopsin é especial porque aparece em forma animal. Isso porque os coreanos consideravam cobras e doninhas, que comiam ratos e ratos, sagradas.
O Chilseong Bonpuli é um mito
SOBRE O CHILSEONGSIN,
o equivalente a Eopsin na Ilha de Jeju.
Há muito tempo, Jang Seollyung e Song Seollyung, que moravam na China, tinham uma menina. No entanto, quando a menina deu à luz uma criança através do sexo antes do casamento , a criança foi atirada aos mares em uma caixa de ferro. Em sua longa jornada nos mares, a garota se transformou em uma cobra. A menina deu à luz sete filhos, que também eram cobras.
A caixa de ferro flutuava ao redor da costa da ilha de Jeju, mas os deuses das aldeias costeiras mantinham a caixa longe de suas aldeias.
Quando a caixa de ferro chegou a Hamdeok Village, na ilha de Jeju, as pessoas de lá ficaram assustadas com a cobra reptiliana e a abandonaram. A garota-cobra então amaldiçoou Hamdeok, e todo o povo de Hamdeok ficou doente.
Eles finalmente sabiam que a menina era uma deusa. Como resultado, as pessoas adoravam a menina em vez da divindade patronal da aldeia, Seomul Halmang.
Seomul Halmang perseguiu a garota-serpente e a garota-cobra secretamente fugiu para a fortaleza de Jeju. Lá, ela seguiu a esposa da família Song.
A menina cobra abençoou as Canções, e a família se tornou a família mais rica do mundo. Quando o resto da ilha de Jeju ouviu falar disso, eles adoraram a garota-cobra e seus filhos. A serpente e seus sete filhos tornaram-se deuses.
A Menina-Cobra e seu Sétimo Filho
se Tornaram os Dois Chilseongsin,
os Dois Deuses de Armazenamento.
A primeira criança tornou-se a divindade da colheita, a segunda criança tornou-se a divindade do sistema judiciário, a terceira criança tornou-se a divindade da prisão, a quarta criança tornou-se a divindade do pomar, a quinta criança tornou-se divindade de depósitos operados pelo governo, e a sexta criança se tornou a divindade dos escritórios governamentais.