OS GUNUNGSIN ( Hangul : 신 신, Hanja : 群雄 神 ou 軍 雄 神) são divindades de guerra na religião coreana. Sua origem é mostrada no Gunung Bonpuri e não deve ser confundida com os Janggunsin - generais históricos (como Choe Yeong ou Kim Yushin ) que foram deificados após a morte.
GUNUNGSIN SÃO VERDADEIROS DEUSES.
A origem do Gunungshin é explorada no Gunung Bonpuli. No entanto, existem muitos outros Gunungshin na mitologia coreana.
O Sangsanbyeol Gunung e Eoksanbyeol Gunung são deidades servas do Janggunshin Choe Yeong (um general da dinastia Goryeo).
Os Sanshin Gunung são guardas dos espíritos das montanhas, e os Seongjoshin Gunung são guardiões da divindade da casa, Seongju.
Os Sasal Gunung são Gunungshin que destroem Gwishin, ou espíritos malignos, e o patrono dos soldados cujos nomes foram perdidos para a história. Sasal significa "matar com uma flecha".
Sasal Gunung sempre carrega um arco e um punhado de flechas com ele. Dodang Gunung são Gunungshin que guardam uma vila inteira. Shiwang Gunung defende os espíritos do ataque quando eles vão para o mundo dos mortos.
OS SASHIN GUNUNG SÃO PATRONOS
DE EMBAIXADORES, ASSASSINOS
E AGENTES SECRETOS.