Jowangsin

JOWANGSHIN
Hangul, in, em hanja, 竈 王 神

É a deusa do fogo e o lar do xamanismo coreano. Como a deusa do lar, os rituais dedicados a ela eram geralmente mantidos vivos pelas donas de casa. Ela não é mais o tema da adoração, mas ainda continua sendo uma das mais famosas divindades coreanas.

Considera-se que Jowangshin foi adorada pelo povo coreano por milênios, desde a era Proto dos Três Reinos. Por exemplo, no Sanguo Zhi , um livro de história da China, há registros de uma deusa da cozinha.

"Existem muitos rituais diferentes que eles (o povo da Confederação Samhan  na moderna Coréia do Sul) mantêm, mas todos adoram um deus da cozinha em suas asas ocidentais"

A ORIGEM DE  JOWANGSHIN 
APARECE NO MUNJEON BONPULI,
 UM MITO DA ILHA DE JEJU. 

Enquanto isso, Jowangshin pode ser vingativo contra aqueles que não honram os cinco tabus. No Seongjugut, o enviado do céu, Okhwang Chasa, não pode entrar na casa de Hwanguyangssi por causa da gloriosa e intimidadora armadura de Hwanguyangssi. 

No entanto, o Jowangshin revela como superar esse obstáculo. A solução é capturar Hwanguyangssi ao nascer do sol, quando ele se despe e sobe uma montanha próxima para visitar seus pais. 

A razão para Jowangshin trair seu mestre é porque Hwanguyangssi joga seus sapatos enlameados na cozinha, e sua esposa Makmak Buin coloca facas sobre a lareira.

O mesmo aspecto é mostrado no Jangja Puli. Lá, os três deuses da morte, Gangrim Doryeong, Hae Wonmaek e Yi Deokchun, são auxiliados por Jowangshin enquanto tentam enviar o malvado Samajangja ao submundo. Aqui, ela aparece como uma velha usando uma coroa feita de sete tesouros. 

A deusa diz aos deuses da morte que Samajangja está dormindo nos alojamentos dos visitantes, ou Haenglangchae, para evitar a morte. A razão para essa traição é porque Samajangja coloca seus pés na lareira todas as manhãs e à noite e joga facas ao redor da cozinha.

No entanto, Jowangshin pode ser uma divindade benevolente. No Chasa Bonpuli , a esposa do herói (que mais tarde se torna um deus da morte) serve bolo de arroz, ou tteok , a Jowang em preparativos para a busca de Gangrim Doryeong.

Quando Gangrim Doryeong vai para o oeste para o submundo, ele encontra uma anciã que tem uma inclinação para trás. Não importava quanto Gangrim Doryeong corresse, ele nunca conseguiria alcançá-lo. Quando Gangrim Doryeong quase desmaiou de fadiga, a velha sentou-se debaixo de uma árvore.

Quando Gangrim Doryeong tirou o Tteok , a velha tirou seu Tteok, que parecia e tinha o  sabor da mesma do Gangrim Doryeong Tteok. A anciã então revelou que ela era Jowangshin, e que ela havia guiado Gangrim Doryeong até agora. Ela também disse que havia 78 trilhas que conduziam a partir da trilha 'that', e aquela levaria ao submundo. Jowangshin também mencionou que sua ajuda era por causa da esposa de Gangrim Doryeong, embora Jowangshin estivesse pessoalmente zangado com Gangrim Doryeong (que praticamente vivia com prostitutas e vivia com makgeolli , ou vinho de arroz).
 
Copyright© Sanctuarium Coreano | Designed by Santuário Secreto - Published By Espiritualidades ComSophia