Teojushin




TEOJUSHIN
( Hangul: 터 주신, Hanja: 터 主 神)

É a patrona do solo em que a casa é construída no culto Gashin, da Coréia. Ela também é conhecida como Jishin, ou "deusa da terra".

Em Honam, não existe uma entidade que se assemelhe a Teojushin. No entanto, existe uma divindade chamada Cheollyungshin, o patrono de Jangdok, ou recipientes de molho. 

Comparado com a adoração de outros Gashin, como Jowangshin ou Seongjushin, Teojushin é menos conhecido; ainda assim, ela continua sendo uma divindade importante na mitologia coreana.

A ORIGEM DO TEOJUSHIN 
APARECE NO SEONGJUGUT, 
UM MITO SOBRE ...
AS PROFUNDEZAS DE SEUL.

Há muito tempo, Cheonsarangssi, do Palácio do Céu, e Jital Buin, do Palácio do Subterrâneo, se casaram. Em dez meses, Jital Buin entregou um menino que chorava como um dragão. Seu nome era Hwanguyangssi, que poderia construir qualquer edifício na terra.

Quando Hwanguyangssi amadureceu, casou-se com o mortal Makmak Buin. Hwanguyangssi construiu um edifício circular nos Campos de Hwangsan.

Um dia, Hwanguyangssi teve um sonho perturbador. Em resposta, ele decidiu usar sua gloriosa armadura durante todo o dia, exceto ao nascer do sol, quando visitava seus pais.

Enquanto isso, o Palácio do Céu havia sido destruído por uma tempestade. O conselheiro da divindade suprema, Gwangcheosa, aconselhou Hwanguyangssi como o homem adequado para reparar o palácio. 

Mas quando o enviado do Céu, o Okhwang Chasa, chegou à casa de Hwanguyangssi, ele estava vestido de armadura completa. Enquanto ele vagava ao redor, sem saber o que fazer, um velho se aproximou dele. O velho era a divindade do coração, Jowangshin.

Jowangshin aconselhou o Okhwang Chasa a capturar Hwanguyangssi ao amanhecer, a única vez que ele não usou sua armadura. Jowangshin havia traído seu mestre porque ele jogou sapatos enlameados na cozinha, e sua esposa, Makmak Buin, colocou facas afiadas acima da lareira.

Após Jowangshin ouvir o conselho de Okhwang Chasa ele conseguiu capturar Hwanguyangssi e disse-lhe para se preparar dentro de quatro dias. Quando Makmak Buin ouviu isso, ela fez martelos, serras e um número extraordinariamente grande de outras ferramentas em um dia, além de roupas novas. 

Quando a madrugada chegou, ela preparou o cavalo escovando, controlando e selando. Makmak Buin finalmente aconselhou Hwanguyangssi a não falar com ninguém na trilha e a usar madeira velha em vez de madeira nova.

Na trilha, Hwanguyangssi foi insultado por um homem chamado Sojinhang, um bruxo, por não responder às suas perguntas sobre a identidade de Hwanguyangssi. 

Sojinhang disse que escolheu a terra para o Palácio do Céu, e se alguém mais do que ele tocasse, o prédio cairia. Ele então pediu uma troca de roupas e alma. Hwanguyangssi disse que trocaria as roupas, mas não a alma.

Depois de transformar sua aparência para caber em Hwanguyangssi, Sojinhang foi para a casa de Hwanguyangssi. Enquanto isso, um corvo chorou na casa. Interpretando isso como um mal presságio, Makmak Buin trancou os portões.

Sojinhang disse que ele era Hwanguyangssi e mostrou suas roupas para verificá-lo. No entanto, Makmak Buin detectou que o cheiro de suor no pano era diferente e recusou-se a abrir os portões. Sojinhang então usou magia para abrir os portões.

Sojinhang disse que Hwanguyangssi estava morto e tentou forçar Makmak Buin a se casar com ele. No entanto, Makmak Buin disse que ela teve que realizar a cerimônia de luto de seu pai, e secretamente escreveu uma carta com seu sangue em um pedaço de sua roupa de baixo de seda dizendo Hwanguyangssi para se encontrar no poço dos Campos de Sojin, a terra natal de Sojinhang.

Depois de arrasar a casa de Hwanguyangssi,
 sequestrou Makmak Buin 
e tentou fazê-la casar-se com ele. 

No entanto, Makmak Buin disse que depois do Jesa, sete fantasmas tinham se apegado a ela, e se eles se casassem nessa condição, eles seriam arrancados em sete partes. 

Segundo Makmak Buin, a solução seria comer alimentos consumidos pelos prisioneiros em uma toca dentro de um campo cheio de fezes caninas por três anos.

Enquanto isso, Hwanguyangssi sonhou em usar apenas o chapéu, a colher sendo quebrada ao meio e a colher enterrada sob a terra enquanto dormia no Palácio do Céu. Um cartomante disse que o significado do sonho era que sua casa foi arrasada até a fundação, sua esposa servindo outro homem.

Hwanguyangssi foi extremamente agitado por esse sonho, e ele reconstruiu todo o Palácio do Céu em apenas quatro dias, usando a madeira antiga em vez da madeira nova, como Makmak Buin havia dito. 

Ele rapidamente voltou para sua casa. Todos, exceto o fundamento da casa, haviam sido destruídos e apenas os girinos viviam no poço. Enquanto chorava, suas lágrimas tornaram-se um rio, e seus suspiros se tornaram os ventos .

De repente, um bando de corvos lançou suas sombras sobre uma certa pedra fundamental. Hwanguyangssi ficou subitamente curioso sobre o que havia ali. 

Lá, ele encontrou o bilhete de Makmak Buin. Ele correu para os Campos de Sojin, mas achou-o fortemente defendido pelo Obang Shinjang, as divindades das direções cardeais. Hwanguyangssi escondeu nos salgueiros ao lado do poço.

Enquanto isso, Makmak Buin teve um sonho curioso. Ela viu uma flor de cerejeira cair, um espantalho no portão e um espelho quebrado. 

Makmak Buin interpretou o sonho. A flor caída era um presságio de frutas se formando, o espantalho era um presságio de uma figura respeitável aparecendo, e o espelho era um presságio de um velho rosto aparecendo. Makmak Buin disse então que ela finalmente se casaria com Sojinhang com um último banho no poço.

Ao lado do poço, ela conheceu Hwanguyangssi. Depois de se alegrar, Makmak Buin escondeu Hwanguyangssi dentro de sua saia e disse a Sojinhang que eles deveriam se alegrar com seu casamento com o álcool . 

Mas Makmak Buin sabia que havia um hipnótico na bebida alcoólica. Sojinhang adormeceu e Hwanguyangssi emergiu e transformou Sojinhang num Jangseung, ou totem, para defender as aldeias. Os filhos de Sojinhang se transformaram em Seonangdang, ou torres de pedra onde os viajantes rezavam por segurança. 

Enquanto isso, Hwanguyangssi e Makmak Buin se transformaram em Seongjushin, o deus da casa, e Teojushin, deusa da terra. O Seongjugut conclui com isso:

Seongjunimi bulanhamyeon 
Jishinnimi anjonhago 

(Quando Seongju está nervoso, 
Jishin (Teojushin) está firme)

Jishinimi bulanhamyeon 
Seongjunimi anwianjeonghashigo 

(Quando Jishin (Teojushin) está nervoso,
 Seongju é firme e firme)

Du gawangi habi doeya 
(Somente quando o rei e a rainha do Gashin são um)

Han Namukkeuti Neul Nagilnagilhago
(O fim de uma árvore é feliz)

Chilbidongsane manmansu nojeokeul naerieojubsoseo 
(Conceda-nos 10.000 de sorte aos sete picos).


 
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