YEOMNA ou YAN
O DEUS DA MORTE
Yan não é apenas o governante, mas também o juiz do submundo e julga todos os mortos. Ele sempre aparece em uma forma masculina, e seus subordinados incluem um juiz que segura em suas mãos um pincel e um livro listando cada alma e a data de morte atribuída para cada vida.
Ox-Head e Horse-Face, os temíveis guardiões do inferno, trazem os recém-mortos, um por um, antes de Yan para julgamento. Homens ou mulheres com mérito serão recompensados com boas vidas futuras ou mesmo com reavivamento em sua vida anterior.
Homens ou mulheres que cometeram delitos serão sentenciados a tortura ou vidas futuras miseráveis. Em algumas versões, Yan divide Diyu em oito, dez ou dezoito tribunais, cada um governado por um rei Yan, como o rei Chujiang, que governa a corte reservada a ladrões e assassinos.
Os espíritos dos mortos, ao serem julgados por Yan, devem passar por um período de prazer em uma região a meio caminho entre a terra e o céu dos deuses, ou submeter-se à sua medida de punição no mundo inferior. Nenhuma das localizações é permanente e, após algum tempo, retornam à Terra em novos corpos.
"Yan" às vezes era considerado uma posição na hierarquia celestial, em vez de um indivíduo. Dizia-se que havia casos em que um mortal honesto era recompensado com o cargo de Yan e servia como juiz e governante do submundo.
Alguns disseram que pessoas comuns como
Bao Zheng, Fan Zhongyan e Zhang Binglin
se tornaram o Yan à noite ou após a morte.
ESSAS CRENÇAS CHINESAS
SE ESPALHARAM POSTERIORMENTE
PARA A CORÉIA E O JAPÃO.
No Japão, ele é chamado Enma (魔 魔, anterior "Yenma"), Rei Enma (閻 魔王, Enma-ō) e Grande Rei Enma (En 魔 大王, Enma Dai-Ō).
Na Coréia, Yan é conhecido como Yeom-ra (염라) e Grande Rei Yeom-ra (염라 대왕, Yŏm-ra Daewang). No Vietnã, essas divindades budistas são conhecidas como Diêm La ou Diêm Vương e são veneradas como um conselho de todos os dez reis que supervisionam o reino do mundo inferior de địa ngục.
"Se você mentir, Senhor Enma vai puxar a língua para fora" ( 嘘をつけばと閻魔様に舌を抜かれるUso o tsukeba para enmasama ni shita o nukareru) é uma superstição no Japão muitas vezes dita para assustar as crianças para dizerem a verdade .