Hanane ( Hangul: 하나님 , Hanja:神, letras latinas: Hanane ), na mitologia coreana é uma pessoa importante, apontado como o deus principal.
Devido às transcrições de seu nome, podemos encontrar muitas descrições, as mais comuns são Hananim, Hanullim(하늘님) e Hanunim (하느님).
Primeiro ele apareceu em fontes chinesas, seu nome foi interpretado de várias maneiras: o hana é composto de uma palavra representando o céu e uma parte expressando a honra de nim; ou hana como "um" e nim.
Haninim habita no céu, embora algumas fontes se unam ao próprio céu, outras marcam Theilos como sua residência.
Não há fonte para a aparência de Hananim, pois acredita-se estar em toda parte e, portanto, invisível. Porque ele é invisível, ele o vê em tudo, um garotinho, por exemplo. Ele se inclinou para as árvores, porque ele não conhecia Deus, mas sua criatura sim.
Este mistério, que é característico de quase todos os deuses e do próprio Hananim, continua, que não há informação sobre seu nascimento, começo, morte, fim, para que possa ser considerado imortal. Eles acham que é um antigo criador, talvez ele tenha criado o mundo, mas ele poderia ser o mesmo.
Hananim é o deus que dá felicidade, determina o estado do povo e recompensa o bem, castiga o mal. Ele pode matar se ele quiser, mas ele tem a habilidade de salvar os que estão em apuros, então ele orou muito na velhice, porque ele é gracioso, não deixa ninguém.
Hananim vê tudo, então os demônios estão com medo. No entanto, sua habilidade mais comum é chuva , tempestade e relâmpago que foi de importância decisiva para os coreanos por causa de sua dependência das lavouras que sua sociedade atual construiu.
A fim de ganhar sua graça, uma cerimônia foi apresentada em homenagem a ele, onde ele foi oferecido comida crua que foi comido cru, e saudou com um banho de limpeza.
Muitas palavras e versos coreanos permanecem, nos quais Hananim aparece como um doador, enquanto a chuva ajuda a cultivar arroz .
Nas sentenças, como juiz, quando os coreanos viam o que definiam como ruim, Hananim foi punido em resposta. Na era Korjo (918-1392), essa honra cresceu para levantar altares para ele.
Talvez a mais importante de suas crenças é que ele teve um filho, Hvanung (환웅), que Haninim enviou à Terra (de acordo com outras fontes, com vários seres celestiais) para ajudar as pessoas.
Hvanung então encontrou um urso que havia se transformado em mulher, e então seu filho comum era Tangun, que, de acordo com os sentidos de Samguk, era o ancestral dos coreanos.
Essa crença também mostra que sua figura dupla é Hananim na mitologia coreana, porque de acordo com outras fontes, nem sua esposa nem seu filho eram.
Nome de origem chinesa Cshon (천,天, chinês Tien ), que é o céu, este é o Confucionismo propagação na maior parte da idade, eo xamã mitos Cshonnim , a seita é cshongji Hanullim conhecido como.
Segundo algumas fontes ele aparece:
Sinmjon
Sandzak
Cshondzse
Cshonvan
Cshonsin
Szancshon
As sandálias de Ogvan também.
Desde 1910 os coreanos evangélicos como Jesus é identificado, e toda uma nova cultos idade ligados a ele, como Tedzsonggjo ( 대종교 ), também conhecidos como Tangungjo ( 단군교 ) .
Porque Haninim é conhecido por muitos nomes, estudos foram feitos para provar se é um deus ou mais diferente, e se o cristão está corretamente identificado com Deus.
Referências...
Don Baker. Hananim, Hanunim, Hanullim e Hanollim: A construção da terminologia para o monoteísmo coreano. (2002) (pp. 105-131)
Karel Werner. Jornal da Royal Asiatic Society. Ed. (2008) (pp. 391-395)
Jas. S. Gale. Crenças Coreanas. (1900) (pp. 325-332)
NO. A. Tokarev. Enciclopédia mitológica. (1988) (p. 464)
Robert E. Buswell Jr. Religiões da Coréia na Prática (Princeton Readings in Religions). (2007)
James Huntley Grayson. O Kwallye Samga da Coreia: a tentativa fracassada de acomodação cristã à cultura confucionista. (2007) (pp.125-140)
Timothy S. Lee. O que os cristãos devem fazer com um xamã-progenitor ?: Evangélicos e nacionalismo étnico na Coréia do Sul. (2009) (pp. 66-98)