Hwanung ( coreano para o "Supremo Divino Regente") é uma figura importante nas origens mitológicas da Coréia.
Ele desempenha um papel central na história de Dangun Wanggeom (단군왕검 / 檀 君王 儉), o lendário fundador de Gojoseon, o primeiro reino da Coréia.
Hwanung é o filho de Hwanin (환인 桓 因 ), o "Senhor dos Céus". Junto com seus ministros de nuvens, chuva e vento, ele instituiu leis e códigos morais e ensinou aos humanos várias artes, medicina e agricultura.
De acordo com o mito da criação de Dangun, Hwanung ansiava por viver na terra entre os vales e as montanhas. Hwanin permitiu que Hwanung e 3000 seguidores partissem e eles desceram do céu para uma árvore de sândalo na Montanha Baekdu, então chamada de Montanha Taebaek (태백산 / 太 伯 山 ).
Lá Hwanung fundou Sinsi (신시 / 神 市 , "Cidade de Deus") e deu a si mesmo o título de Rei Celestial. Numa caverna perto da árvore de sândalo vivia um urso e um tigre que vinham à árvore todos os dias para rezar a Hwanung.
Hwanung prometeu que, se comessem apenas seu alho e sua artemísia e ficassem na caverna fora da luz do sol por cem dias, ele os tornaria humanos.
O tigre e o urso concordaram e voltaram para a caverna, mas o tigre estava com muita fome e impaciente para esperar, deixando a caverna antes dos 100 dias terminarem.
Mas o urso permaneceu, e no dia 21 foi transformado em uma mulher bonita, que honradamente honrou Hwanung com ofertas. Com o tempo a mulher ficou sozinha, e rezou para Hwanung que ela pudesse ter um filho.
Então Hwanung fez dela sua esposa e deu a ela um filho chamado Dangun, um nome que tem dois significados: "Altar Prince" e sândalo. Dangun finalmente fundou a Gojoseon.